Ágora dos Leitores

Daremos início a mais um espaço no site Modernizando, dedicado totalmente à você, nosso leitor: a Ágora.

Neste singelo espaço, publicaremos textos diversos enviados pelos leitores do site, atendendo aos seguintes requisitos:

I – Seja um trabalho de autoria própria;
II – Cujo tema esteja direta ou indiretamente relacionado à Maçonaria.

Iniciaremos o projeto com um texto enviado pelo Irmão Vinícius Carlos Figueiredo Félix, atual Venerável Mestre da ARLS Acadêmica Templários da Serra de São Domingos nº 4.164.

Ágora dos Leitores:

Texto 1: Uma análise sobre a Moral
Autor: Vinícius Carlos Figueiredo Félix

Para ser um maçom e mais especificamente um praticante do rito moderno, temos que entender logo de início, o que é a moral. Essa palavra está tão presente em nosso cotidiano e muitas vezes não conseguimos conceituá-la.

Avaliando alguns autores é possível definir a moral como um conjunto de regras para a boa convivência num meio social. O termo moral tem origem no latim e significa “relativo a costumes”. Não temos como pensar em moral sem pensar em um ato de coletividade e também não tem como se falar em moral se não houver liberdade pois, moral está relacionada a escolhas e para que haja opções é preciso ter livre arbítrio.

A moral vem sendo discutida desde os primórdios da sociedade e nunca deixa de ser um tema atual. A maneira como nos relacionamos sempre muda, logo, práticas antes aceitáveis hoje não são mais, como: enforcamento em praça pública, dividir a sociedade em castas, excluir e agredir os diferentes. Graças a essa evolução da sociedade com o fortalecimento da educação, hoje isso já não é mais visto como agir moral.

No entanto, atualmente o cenário global em que a pandemia acentua as mazelas da sociedade, ações que rompem com a moral estão sendo vistas com frequência. As diferenças sociais estão cada vez maiores. Devido a polarização o agir com empatia está cada dia mais em desuso. A liberdade de expressão está cada dia mais cerceada e ignorada quando não compõem a visão de mundo de um ou de outro lado. Nesse cenário, o diálogo perde espaço, e com isso todos nós perdemos. Pois, a moral é construída diante do contexto, do que se espera para o bem comum. Quando a sociedade se divide, se polariza, a moral permanece intacta? Ou também se rompe? O uso das máscaras no atual cenário, pandemia COVID-19, é um exemplo disso.

Grandes potências agem em detrimento das menores sem o mínimo de pudor e condolência. “Primeiro os meus e os outros que se lasquem”. Se esquecendo que vivemos no mesmo planeta e que as consequências serão vivenciadas por todos. Nunca o ditado popular “Se cada um fizer sua parte teremos um mundo melhor” foi tão real, provérbio popular esse que é fundamentado pela moral.

Para que haja a mudança é necessário que as atitudes individuais e coletivas sejam pautadas na moral, no agir em prol da coletividade e para que isso seja possível é necessário investir na educação social de cada cidadão. E também para que as necessidades fisiológicas da população menos favorecida sejam atendidas, pois sem isso é irreal falar em moral.

Isso vem acontecendo, a compra de livros vem em forte ascensão, modelos adaptados de educação a distância também vem crescendo exponencialmente, pessoas se unem para angariar fundos para socorro dos mais necessitados e muitos empreendedores estão se reinventado para garantir o abastecimento das pessoas e o seu sustento. A visão de empresa social é um diferencial e agrega valor as marcas.

O maçom é antes de tudo um cidadão e tem como objetivo trabalhar para o melhoramento da sociedade, através dos basilares Liberdade, Igualdade e Fraternidade, princípios esses que são embasados no princípio da moral.

Vinicius Felix

12/07/2020

Do autor: Vinícius Carlos Figueiredo Félix é Mestre Maçom da ARLS Acadêmica Templários da Serra de São Domingos, nº 4.164, GOB/MG, do Oriente de Poços de Caldas/MG, Rito Moderno. Foi iniciado em 21/06/14, elevado em 18/07/2015, exaltado em 11/12/2015 e instalado em 15/06/2019. Grau 6 no Rito Moderno; Grau 13 do REAA.

“Ágora” é o espaço dedicado para publicação de textos diversos, de autoria de nossos leitores.

Tais textos não correspondem necessariamente à opinião dos responsáveis pelo site Modernizando, sendo de total e irrestrita responsabilidade de seus autores.

Gostaria de ver um texto seu publicado? Envie-o em formato .pdf, .doc ou .docx para modernizando1@gmail.com. Sua contribuição será de grande valia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s