Pré-venda “Liberdade, Igualdade e Fraternidade: Estudos à Luz do Rito Moderno”

Meu caro Irmão,

com muita satisfação, anunciamos o início da pré-venda de nossa segunda obra: Liberdade, Igualdade e Fraternidade: Estudos à Luz do Rito Moderno”:

Capa do Tomo II, em sua pré-venda

O livro encontra-se em sua pré-venda, com preço promocional de R$ 40,00 (quarenta reais) + custos de frete (via impresso módico com registro).

Para adquirir a obra, basta enviar uma mensagem via whatsapp para (35) 99941-6325 ou um e-mail para modernizando1@gmail.com.

Será possível realizar o pagamento via boleto ou transferência para contas nos seguintes Bancos: Bradesco; Itaú; Banco do Brasil. Ah, também receberemos via PIX e Nubank.

O preço promocional de pré-venda vai até 31/12/2020. Após essa data, o livro será comercializado a R$ 60,00 (sessenta reais) + custos de frete, estando também disponível na versão em E-book, diretamente para Kindle.

Os envios das unidades adquiridas na Pré-Venda começarão a partir de 02/01/2021, contudo, podem ser antecipados (e muito provavelmente serão), a depender da disponibilidade da distribuidora.


Um pouco do trabalho desenvolvido:

No ano de 2019 ganhou vida o primeiro livro de nossa autoria, intitulado “Liberdade de Pensar: Estudos à Luz do Rito Moderno”. Naquela oportunidade, ainda sem qualquer experiência na área, buscou-se apresentar alguns tópicos relacionados ao Rito Moderno ou Francês sob a ótica principal da Escola Autêntica de Pesquisa.

Capa do Tomo I, disponível em e-book na Amazon

Tal obra, a nosso sentir, foi um sucesso, vendendo mais de 200 (duzentos) exemplares, abrindo espaço para mais literatura nacional a respeito do Rito Moderno ou Francês, bem como ensejando uma segunda edição, devidamente revisada, atualizada e ampliada, com previsão para lançamento em 2021.

Ocorre que, neste ínterim, mais precisamente no início de 2020, fomos assolados pelo início de uma Pandemia, a qual, como não poderia deixar de ser, refletiu diretamente em todas as práticas do cotidiano, inclusive na Maçonaria.

A Pandemia pelo novo coronavírus trouxe inúmeras dificuldades, igualmente refletidas nas práticas maçônicas. Ante ao necessário distanciamento social, os abraços e apertos de mão tiveram que ser substituídos por acenos defronte a câmera. As tão esperadas reuniões ritualísticas foram suspensas e, em que pese não haver relação direta entre elas, foram sendo substituídas por encontros virtuais, lives

Sem o intuito de tecer qualquer comparação, certo é que os encontros virtuais vieram para ficar, mesmo após a retomada das práticas maçônicas presenciais. Não gosto de dizer que isso foi uma “vantagem” da Pandemia – pois sinceramente não consigo ver qualquer vantagem em um acontecimento que ceife a vida de centenas de milhares de pessoas – mas acredito que a “descoberta” desta possibilidade trouxe alguns ganhos para a prática maçônica, notadamente quanto à Educação Maçônica em geral.

E é justamente neste conturbado meio que nasce esta obra, já no apagar das luzes de 2020. Uma obra construída e produzida ao longo de inúmeras lives, estudos, pesquisa, reflexões e, sobretudo, questionamentos.

Com uma abordagem um pouco diferente de nossa primeira obra, aqui dedicamos mais tempo às reflexões filosóficas e até mesmo subjetivas, sem deixar de lado a preservação daquilo que entendemos ser um “núcleo duro” da Maçonaria, ou seja, conceitos e fatos históricos ou documentais.

Os ensaios aqui expostos são fruto de palestras e conversas proferidas ao longo deste penoso ano de 2020, devidamente acrescidos de referências outras, com o intuito de complementar o conteúdo em si.

Em um primeiro momento, apresentamos o ensaio que dá nome ao título principal desta obra: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. O intuito primordial é o de tecer comentários acerca desta famigerada tríade que acompanha a Maçonaria, sobretudo de origem francesa, há bastante tempo.

O segundo ensaio, por sua vez, debruça seus olhares sobre a questão da Educação Maçônica, seus desafios e perspectivas, objetivando abordar um dos tópicos mais importantes e, por muitas vezes, mais negligenciado nos trabalhos maçônicos: a forma como tratamos o ensinar e o aprender maçônico, sobretudo com os aprendizes e companheiros.

Como complemento a este segundo ensaio, trazemos um terceiro, representado em um modelo sugestivo de estudo maçônico para o neófito, de forma mais prática e direta.

Sumário completo

Vale dizer, ademais, que esta segunda obra de nossa autoria também representa o segundo Tomo de nossa coletânea doravante intitulada “Estudos à Luz do Rito Moderno”, inaugurada, como cediço, com a obra “Liberdade de Pensar”, em 2019.

Não somos – e jamais seremos – donos de qualquer verdade. Intentamos, contudo, criar uma sistemática de publicação de conteúdo voltada prioritariamente para o Rito Moderno, mas cuja aplicabilidade se dá em qualquer outro Rito, anote-se, vez que se dedica a trabalhar conceitos inerentes à Maçonaria propriamente dita.

Assim, nasce a coletânea “Estudos à Luz do Rito Moderno”, em seu Tomo II, fruto dos questionamentos e percepções deste tolo e apaixonado platonicamente pela verdade.

E, como não poderia deixar de ser, convido-o, caro leitor e irmão, a pegar a sua lamparina e seguir conosco em mais esta caminhada, sob as bênçãos da “Santa Dúvida”, nossa padroeira.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s